A Comissão de Economia, Fiscalização e Execução Orçamentária da Câmara de Itapeva se reuniu nesta terça-feira (5) e encaminhou o relatório do questionário do Plano Plurianual (PPA) para a prefeita Adriana Duch. Os resultados obtidos indicaram a saúde como a principal preocupação dos cidadãos que responderam ao questionário.
Os números obtidos pela Câmara não têm teor de pesquisa, já que não houve controle de amostra. Ainda assim, os resultados dão indicativos importantes acerca de prioridades que podem ser seguidas pela gestão municipal no quadriênio de validade do PPA (2026-2029), que é o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo da Administração Municipal, definindo diretrizes, objetivos e metas.
87% dos participantes do questionário apontaram a saúde como uma das prioridades do Município para o quadriênio e os principais problemas apontados nessa área foram a falta de profissionais, a carência de especialidade e a demora das filas de espera.
Depois da saúde, as outras prioridades apontadas foram o desenvolvimento econômico e emprego e a educação, ambas com 78%. Os participantes também indicaram a infraestrutura escolar precária, a desvalorização dos profissionais da educação, as ruas esburacadas e a falta de manutenção geral em estruturas da cidade como problemas a serem corrigidos.
Entre as sugestões apontadas para serem trabalhadas no próximo quadriênio de Itapeva, apareceram com destaque a contratação de mais médicos, a modernização tecnológica dos centros de saúde, a melhoria da infraestrutura escolar, a valorização salarial dos profissionais de educação, a melhoria das calçadas e a intensificação da limpeza urbana.
O questionário também perguntou sobre grandes projetos que os cidadãos gostariam que saíssem do papel no quadriênio, obtendo respostas como a criação de um parque industrial na SP-258, a regularização do aeroporto municipal, o desenvolvimento turístico do Pilão d’Água, a criação de um circuito gastronômico, um centro de apoio a pacientes oncológicos, um hospital regional, a duplicação da SP-258 e um centro de formação profissional.
Ao todo, o questionário ficou disponível por um mês e meio, obtendo respostas de cidadãos de 39 bairros diferentes da cidade, sendo cerca de 91% vindo da Zona Urbana e outros 9% da Zona Rural. Quanto ao perfil dos participantes, 63% está na faixa etária de 31 a 50 anos e o nível de escolaridade mais frequente foi o ensino superior completo, com 33,3%.
Agora, conforme deliberação da Comissão de Economia, o relatório com os resultados do questionário será encaminhado à Prefeitura, que terá que apresentar o projeto do PPA até o fim de agosto. Depois, os vereadores vão analisar o projeto, podendo apresentar alterações antes de votá-lo.
As reuniões
Além do envio do relatório, a tarde de terça-feira ainda teve o encaminhamento de um projeto de lei para votação em Plenário. Trata-se do PL 113, que prevê isenção de IPTU para pessoas com câncer, HIV/Aids, deficiência renal crônica, Alzheimer, Parkinson, esclerose lateral amiotrófica, esclerose múltipla e sequelas de AVC.Esse projeto já tinha recebido parecer positivo nas comissões, mas ainda dependia da análise de uma emenda, que foi encaminhada na reunião de hoje. Essa alteração amplia o limite do terreno que pode ser isento da taxação de 100m² para 120m². Essa matéria seve ser votada em dois turnos nas próximas quinta (7) e na segunda (11).
Ao longo do dia, se reuniram as comissões de legislação e de economia. As transmissões de todas essas reuniões estão disponíveis por meio do Facebook da Câmara Municipal.