REQUERIMENTO 363/2025
VI - VOTOS DE LOUVOR, DE CONGRATULAÇÕES E DE APLAUSOS
Autoria
ROBSON LEITE
Entrada no sistema
quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 (5 dias atrás)
Tramitação
Leitura, d/v únicos na 79ª Sessão Ordinária de 2025 (11/12/2025)
Link
https://ns1.camaraitapeva.sp.gov.br/projeto/220618-requerimento-363-2025
Ementa
Movimentação
| Entrada | Situação | Observações |
|---|---|---|
| 10/12/2025 | Cadastrado | Cadastramento de propositura |
| 10/12/2025 | Leitura, d/v únicos | |
| 12/12/2025 | Aprovado | Propositura aprovada pelo plenário |
Votações
CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
Palácio Vereador Euclides Modenezi
Avenida Vaticano, 1135 – Jardim Pilar – Itapeva – São Paulo – 18406-380
Secretaria Administrativa
REQUERIMENTO 0363/2025
Requeiro à Mesa, nos termos regimentais, ouvido o Plenário, que seja inserido em ata Voto de Congratulações a Ezequiel Alves, Ezequiel Alves Júnior, Danila Alves, Daniane Alves e Daniela Alves, pelo relevante trabalho desenvolvido à frente da Banda e da Escola de Música da Assembleia de Deus – Ministério do Belém, no município de Itapeva/SP, que tanto contribui para a formação musical, social e espiritual de crianças, jovens e adultos de nossa comunidade.
JUSTIFICATIVA
A Câmara Municipal de Itapeva apresenta este Voto de Congratulações em reconhecimento ao expressivo trabalho que a Família Alves vem realizando na Assembleia de Deus – Ministério do Belém, contribuindo para a formação musical, espiritual e social de crianças, jovens e adultos em nossa cidade.
A Escola de Música da Banda da Assembleia de Deus – Ministério do Belém, em Itapeva/SP, tem uma trajetória de mais de seis décadas dedicada à formação musical e ao serviço cristão. Fundada na década de 1960, ainda quando a igreja era congregação da AD Itararé, sob liderança do Pastor Erdes Alves, iniciou suas atividades com apenas 12 alunos, entre eles o irmão Ezequiel Alves, hoje coordenador da Banda.
O trabalho cresceu significativamente nas gestões dos Pastores Joel Valadares e Jairo Valadares, que investiram em professores, instrumentos e estrutura, incluindo a implantação da Banda de mulheres, valorizando a participação feminina no grupo musical e a musicalização infantil a partir de 2017.
O nascimento desta escola foi relevante para a igreja de Itapeva, tendo como principal função a formação de músicos para a adoração a Deus, o que tem abençoado e frutificado imensamente esta obra. Esse trabalho preserva tradições cristãs, enriquece a cultura musical da igreja e estimula a participação da comunidade.
De forma secundária há um impacto social, pois, esta escola tem formado músicos para instituições como a Banda da Policia Militar do Estado de São Paulo, a Marinha do Brasil, a Lira Itapevense, entre outros. Além disso, um de seus alunos está atualmente aprimorando seus conhecimentos na Academia da Osesp.
A escola de música da Banda já atendeu cerca de 2.500 alunos, hoje estão matriculados cerca de 100 alunos/músicos, com idades entre 3 a 85 anos.
A Escola oferece cursos de iniciação musical (a partir dos 3 anos), teoria e prática instrumental em sopros (Flauta, Clarinete, Saxofone, Trompa, Trompete,
Trombone, Eufônio e Tuba) e percussão (Bateria, Tímpanos, Bombo), mantendo uma rotina constante de aulas, ensaios e apresentações constantes nos cultos.
A coordenação da escola está sob responsabilidade do irmão Ezequiel Alves, cuja formação inclui estudos com Chiquinho Margarido, Daniel Alves e cursos no Conservatório de Tatuí, além de participação em seminários Pró-Bandas. Ao seu lado, atua todos os seus filhos — profissionais altamente qualificados e reconhecidos no cenário musical e educacional:
Daniela Alves – Flautista, formada pelo Conservatório de Tatuí; educadora do Projeto Guri Santa Marcelina; participou de workshops com renomados professores nacionais e internacionais, incluindo mestres da Juilliard School.
Daniane Alves – Clarinete e teoria; formada pelo Conservatório de Tatuí; pedagoga; educadora do Projeto Guri Santa Marcelina; participou de workshops nacionais e internacionais, Banda Sinfônica Jovem e aulas com professores da Juilliard School.
Danila Alves – Clarinete; também formada pelo Conservatório de Tatuí; educadora do Projeto Guri Santa Marcelina; participou de grandes festivais como FEMUSC e Cursos de Férias; atuou na Banda Sinfônica Jovem e na Orquestra de Sopros Brasileira.
Ezequiel Alves Júnior – Trombonista formado no Conservatório de Tatuí; licenciado em Educação Musical; regente da Banda AD Itapeva; educador do Projeto Guri Santa Marcelina; participou de festivais nacionais e internacionais, atuou na Banda Sinfônica Jovem, Orquestra Sinfônica Jovem, Orquestra Sinfônica Paulista, Big Band Sam Jazz, e estudou com professores da Juilliard School.
Diante do exposto, esta Casa de Leis reconhece e parabeniza a Família Alves pelo trabalho que realiza de forma voluntária, com compromisso, dedicação e amor à obra de Deus, à frente da Banda e da Escola de Música da Assembleia de Deus – Ministério do Belém, trabalho que engrandece nossa comunidade e contribui de maneira significativa para o desenvolvimento cultural, social e espiritual de nosso município.
Palácio Vereador Euclides Modenezi, 10 de dezembro de 2025.
ROBSON LEITE
VEREADOR - UNIÃO BRASIL

Câmara Municipal de Itapeva/SP