Workshop na Câmara debate usos da inteligência artificial na administração pública
A Câmara recebeu, nesta quinta-feira (30), o workshop Escola de Gestores, para debater sobre as oportunidades e riscos da inteligência artificial na administração pública. O evento teve palestras de professores da Unesp especializados em IA e uma mesa redonda sobre a aplicação prática dessas ferramentas e plataformas no contexto no trabalho de gestores e servidores.
O workshop teve palestras dos professores Carlos de Oliveira Affonso, vice-diretor da Unesp de Itapeva, pesquisador e docente na área de visão computacional e aprendizado de máquina; e Fábio Henrique Antunes Vieira, da Fatec, especialista em inovação e tecnologia, com foco em inteligência artificial. Eles apresentaram diferentes plataformas de IA e como elas podem ser utilizadas de forma responsável no contexto da gestão pública.
“As pessoas usam o ChatGPT como uma calculadora, como uma pergunta para o Google. Mas para ser mais eficiente com essas plataformas, temos que começar a tratar não só como ferramenta, mas como parceiro. Alguém da saúde, com um problema de gerenciamento de estoque de remédios, tem que perguntar o que pode fazer, pedir a opinião dele. Obvio que você não pode seguir cegamente, é uma interação, uma colaboração como com qualquer outro parceiro que você está trabalhando”, explicou Carlos Affonso.
Em sua palestra, o professor Fábio Vieira apresentou exemplos de sucesso em cidades como Vitória, Belo Horizonte, Florianópolis, João Pessoa, Mogi Guaçu e Patos de Minas, que vêm aplicando a inteligência artificial para otimizar a dinâmica da prestação de serviços como saúde, limpeza pública, estoque e transporte urbano. Segundo ele, isso vem gerando economia de recursos públicos e maior velocidade no atendimento de diversos serviços públicos.
Ao longo do workshop, eles apresentaram possíveis aplicações de diferentes plataformas na administração pública, como ChatGPT, Magnum, NotebookLM e Lovable, tratando essas ferramentas como parceiras na execução de atividades e na gestão de recursos públicos. O professor Carlos destacou exemplos de como pode acontecer essa aplicação na prática na busca de recursos em um edital.
“A gente conversou com o ChatGPT, questionou sobre questões gerais do edital. Com essas questões, já conseguimos enxergar melhor o problema. A partir disso, usamos o NotebookLM para detalhar, criar o projeto, mostrar as mídias, o fluxo e escrever a resposta para aquele edital. No caso de um edital, a gente faz várias vezes, então será que não dá para automatizar isso? Então, eu posso fazer um processo automático, que para cada novo edital, eu crio uma plataforma que já percorra todo esse caminho”, explicou.
Fábio, por sua vez, destacou os riscos inerentes ao uso das plataformas de inteligência artificial e algumas medidas que devem ser seguidas para garantir a segurança e a transparência ao longo desse processo. Ele apontou questões como criação de informações que não existem pelas IAs generativas, viés incidental em uma análise, vazamento de dados sensíveis e até falta de transparência nos critérios utilizados pelas IAs. Ainda assim, ele destacou que o maior risco é o de ficar ocioso ao se recusar a trabalhar com as inteligências artificiais.
“Dentro da governança, nós temos que ter uma capacitação interna, pessoas que foram treinadas para trabalhar com IA, um comitê de IA, políticas e regras, protocolo de conduta. É importante ter um DPO, um Data Protection Officer, que é uma pessoa que protege os dados, que é especialista na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). E essa governança tem que ser contínua para que todo mundo esteja atualizado com as ferramentas e usos da inteligência artificial”.
A IA na Câmara
O presidente da Câmara Municipal, Marinho Nishiyama (Novo), também destacou como a inteligência artificial vem sendo aplicada no trabalho do Poder Legislativo. “A digitalização do processo legislativo, o trabalho administrativo das comissões, a gestão de frota, a manutenção de veículos, acho que esses são os principais pontos que poderíamos trabalhar com IA e já iniciamos todos esses estudos”.
Ele prosseguiu. “Hoje, o site oficial da Câmara já oferece dispositivos com uso de IA. O vereador, na hora de redigir uma propositura, tem a opção de digitar o prompt e sair a propositura feita. Temos a opção de resumo, que a população pode entrar no site e solicitar o resumo de um projeto clicando em apenas um botão. No acesso restrito dos vereadores, também é possível, com o uso da IA, transformar a propositura em uma arte para divulgação nas redes sociais”, explicou.
Essa fala do presidente veio após questionamento de um dos professores, durante uma mesa redonda, que foi aberta após as palestras. Na oportunidade, aconteceu um debate aberto entre os palestrantes e o público presente sobre a temática.
O evento foi realizado pela Escola de Administração e Contas Públicas de Itapeva (EACP), em parceria com a Unesp, a Prefeitura de Itapeva e a Câmara Municipal, sendo voltado a agentes políticos, gestores e servidores públicos. O workshop foi transmitido no Youtube e no Facebook da Câmara.
Arquivo de Notícias
Em votação dividida, Câmara aprova contas públicas da Prefeitura em 2023
11 de dezembro, 2025 - 20:38
Comissão de Economia dá parecer negativo sobre contas da Prefeitura em 2023, que seguem para votação em Plenário
09 de dezembro, 2025 - 16:31
CEI das Licitações apresenta relatório parcial e define continuidade das investigações
09 de dezembro, 2025 - 13:15
Câmara aprova repasses a Lar do Amor e Código de Honra e projeto que viabiliza renovação com a Adesai
08 de dezembro, 2025 - 21:29
Diploma de Voluntário: Câmara homenageia lideranças da solidariedade de Itapeva
05 de dezembro, 2025 - 22:38
Câmara aprova LOA em 2º turno e encerra debate sobre matérias orçamentárias de 2026
05 de dezembro, 2025 - 08:37
Comissões encaminham para votação projetos que reconhecem o Abala Itapeva e a Queima do Alho
02 de dezembro, 2025 - 17:08
Câmara aprova projeto para criar 50 cargos de monitor da educação básica na Secretaria de Educação
02 de dezembro, 2025 - 09:15
Projeto que cria cargos de monitor de educação básica segue para votação na Câmara
28 de novembro, 2025 - 13:49
Câmara inicia aprovação do orçamento do Município para 2026
27 de novembro, 2025 - 22:05
CEI das Licitações pede documentações e esclarecimentos sobre contratos na Secretaria da Saúde
26 de novembro, 2025 - 15:29
No penúltimo encontro, Parlamento Jovem conhece a Alesp, em São Paulo, e aprende mais sobre processo legislativo
26 de novembro, 2025 - 11:18
Câmara aprova contas de 2022, criação do Samuvet e mais seis novos projetos de lei
24 de novembro, 2025 - 22:04
Orçamento de 2026 segue para votação na Câmara com 426 emendas
24 de novembro, 2025 - 17:35
Comerciário Dedicado do Ano: Câmara homenageia funcionários do comércio de Itapeva
18 de novembro, 2025 - 22:40
Contas públicas de 2022 recebem parecer negativo na Comissão de Economia e seguem para votação no Plenário
18 de novembro, 2025 - 17:13
Secretária de Saúde apresenta números de licitações, cirurgias e transportes em 2025
18 de novembro, 2025 - 12:12
Câmara aprova projeto para que Prefeitura possa resolver conflitos com acordos consensuais
17 de novembro, 2025 - 21:25

Câmara Municipal de Itapeva/SP